quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Primeiros informes da Assembleia de hoje (13/9)

Os docentes da UFRRJ, em assembleia realizada hoje, 13/9, deliberaram pela continuidade da greve com indicativo de saída para o dia 24 de setembro. O indicativo visa exatamente mostrar que o CLG/ADUR e nossa Assembleia respeitam as instâncias do ANDES-SN. Reafirmamos que esta greve não é uma greve da UFRRJ, mas uma greve nacional e que, portanto, a saída da mesma deve ser unificada.
 
A saída da greve não é uma desistência da luta!
Coerentemente com todos os encaminhamentos anteriores, apontamos a necessidade de:
 
a) constituir um Comando de Mobilização no ANDES para continuar a luta no Congresso-Executivo contra o PL 4368/2012 e para abrir uma mesa de negociações sobre a pauta condições de trabalho;
 
b) construir um comando de mobilização unificado (docentes, funcionários e estudantes) e um plano de mobilização para dar continuidade à luta por condições de trabalho e estudo na UFRRJ. 
 
Os demais encaminhamentos aprovados nesta Assembleia Geral serão amplamente divulgados no próximo Comunicado do Comando Local de Greve, no site da ADUR SSind ( http://www.adur-rj.org.br/), neste blog e em nossa página no facebook(https://www.facebook.com/#!/pages/Comando-de-Greve-Ufrrj/150605275078487) .

CLG/ADUR-UFRRJ

68 comentários:

  1. Essa RAÇA chamada sindicalista NÃO SABE PERDER!!! NÃO TEM CARÁTER!!! O que aconteceu na última assembleia e na de hoje foi UMA VERGONHA. A decisão do fim da greve no dia 17 GANHOU, mas infelizmente quem não tem DIGNIDADE espera os professores saírem pra votar de novo. MANIPULAÇÃO TOTAL!!! AGUARDEM QUE VAMOS TOMAR NOSSAS PROVIDÊNCIAS. ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM!!!

    ResponderExcluir
  2. Afinal,acabou ou não?As aulas voltam dia 24?

    ResponderExcluir
  3. Não vamos generalizar o termo sindicalista. Usemos outro melhor, mais adequado: militantes sindicais infanto-esquerdistas. Mas o nome não é o mais importante e sim a constatação de como eles são delirantes.
    Estão todos aflitos, professores e alunos, querendo saber notícias sobre a assembléia (como foi? houve duas votações ou duas contagens de votos? Qual foi o placar ou os placares? Os alunos se comportaram bem?) e sobre a volta às aulas.

    O CONSU e o CEPE devem se reunir antes do fim efetivo da greve e já marcar a data para volta às aulas no dia 24? Ou somente sw reuniram depois do dia 24 e assim irão marcar a volta para o dia 01 de outubro? Quando será? Teremos reposição de aula ou cancelamento do semestre?

    São inúmeras questões, que dizem respeito seja à ADUR, seja aos CONSELHOS UNIVERSITÁRIOS.

    Mas para isto, nenhuma resposta, nem dos militantes sindicais, nem dos conselheiros.

    O delírio da ADUR e do CLG: a greve é um movimento nacional (não é, era); temos de constituir isto e construir aquilo. (ão, no momento não temos).
    Naturalmente isto e aquilo que será constituído e construído não nos interessa no momento.

    O que nos interessa: quando as aulas efetivamente começarão? Como se está pensando o calendário? Reposição ou cancelamento?

    Mas, já aguentamos quatro meses de delírio, uma semana a mais, uma semana a menos, não fará muita direrença.

    Organizem-se, pois vamos voltar.

    "Volta, vem viver outra vez ao meu lado
    não consigo dormir sem o seu braço
    pois meu corpo está acostumado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve a primeira votação pra decidir se a greve acabaria dia 24 (proposta 1) ou dia 17 (proposta 2). Na primeira votação, o placar foi 89 (proposta 1) a 93 (proposta 2). Como os infanto-esquerdistas NÃO SABEM PERDER, eles inventaram que o placar tinha sido invertido pela mesa (DELÍRIO) e exigiram uma nova votação. No entanto, alguns professores que tinham votado na proposta 2 já tinham ido embora e era ÓBVIO que a proposta 1 ganharia. Resumindo, depois de muita discussão a mesa pediu uma nova votação. Alguns professores ficaram revoltados e abandonaram o auditório pois se recusaram a compactuar com aquela palhaçada!!! O placar da segunda votação eu não sei pois não estava mais presente, mas a proposta 1 ganhou.

      Excluir
  4. Nós professores votamos pelo fim da greve hoje! Houve golpe da ADUR. Devemos nos desfiliar da ADUR e criar a NOVA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA RURAL - NOVADUR - VAMOS NOS JUNTAR AO PROIFES, PELO MENOS LÁ AS VOTAÇÕES SÃO REAIS E DEMOCRÁTICAS, INCLUSIVE, PELA INTERNET

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que há algumas assembleias atrás vocês usaram os piores termos para (des)qualificar o Proifes. Agora temos que ler isso. Muito coerente esse discurso de vocês. É assim que o movimento vai conseguir algum resultado! (só que não!)

      Excluir
    2. Nova associação tudo bem, agora ser filiada ao Proifes é inadmíssivel.

      Excluir
    3. Esse bando de INCOMPETENTES conduziram um processo ILEGÍTIMO e que conseguiu enfraquecer o movimento que era forte. Coisas de DITADURA e autêntico AUTORITARISMO. Essa ADUR só serve mesmo para plano ter de saúde.

      Excluir
    4. Concordo, devemos todos nos defiliarmos da ADUR e eu o farei já na segunda. Com meu dinheiro eles não viajam mais para Brasilia ou qualquer ou lugar, nem tão pouco vão ficar fazendo adesivos pró-greve para votações armadas. Tão defensores da democracia, mas nada diferentes dos militares em se tratando de golpes.

      Excluir
  5. Pela imediata criação da NOVA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA RURAL - NOVADUR! A ADUR não nos representa!

    ResponderExcluir
  6. Professores que desejavam o fim da greve e provaram aos seus alunos que o momento de recuar havia chegado, pois sabem que nesse momento não há mais espaço para se tentar renegociações e que protelar essa greve só servirá para prejudicar ainda mais os alunos, principalmente os que estão se formando e que deveriam ter pego seus diplomas em julho e perderam vagas de empregos, concursos, mestrados. Vcs sim demonstrarm preocupação e zelo por seus alunos sem olhar somente para o próprio umbigo. Infelizmente vcs foram boicotados por professores sem caráter que estão interessados apenas em ganhar dinheiro sem trabalhar, poir prolongar por mais duas semanas a greve na UFRRJ só servirá para isso. Convoquem nova assembléia na próxima semana, compareçam em massa e votem pelo fim, façam contagens e recontagens,mas façam a vontade de vcs e dos alunos interessados valer, pois são professores como vcs com vocação e caráter que fazem a educação pública no Brasil, apesar de tds os problemas, ainda valer a pena. Apoio total aos docentes que demonstraram amor pela profissão ao votar hj contra a manutenção da greve na UFRRJ e repúdio a ação absurda daqueles que manipularam as informações levantando falsas acusações com o único in teresse de prolongar as férias eternamente remuneradas que já duram 4 meses,mas nós estudantes estamos sendo prejudicados.

    ResponderExcluir
  7. Grandes derrotados dessa greve: ANDES e todas associações que a acompanham, como a ADUR! Não conseguiram nada do que deliraram todo esse tempo. Nada diferente dos anos anteriores.

    ResponderExcluir
  8. tem que cortar o ponto. rapidinho voltam a trabalhar

    ResponderExcluir
  9. O caminho não é este, na minha humilde opinião.

    Filiem-se à ADUR e na próxima eleição elejamos uma chapa que não seja de esquerdistas infantis. A questão é que os esquerdistas não infantis estão preocupados com os cargos executivos e legislativos da universidade, deixando o sindicato nas mãos dos infantis.

    Mas o que importa agora é o seguinte;

    Durante os quatro meses de greve, o poder executio (reitoria e pró-reitorias) e o poder legislativo da universidade (conselhos) pronunciaram apenas quatro palavras - " a greve é legítima". Uma palavra por cada vez. De certo que formaram uma frase, mas destituída de sentido, de conteúdo concreto, pois jamais disseram por que era legítima, jamais a fundamentaram com análises. Apenas formaram uma frase.

    Agora viram as eleições para reitor. De certo ouviremos muito mais do que apenas quatro palavras, muito mais do que apenas uma frase.

    Serão centenas, se não milhares, de palavras e frases, pomposas, barrocas, rococós, cheias de boas intenções, etc e tal. Mas diante do que aconteceu - a destruição do REUNI por uma greve insana e obtusa -, e da omissão das lideranças que poderiam ter impedido o desastre, serão palavras e frases igualmente sem sentido, sem conteúdo, vazias.

    ResponderExcluir
  10. Correção: "uma palavra por mês".

    "agora, virão as eleições".

    ResponderExcluir
  11. Que o CONSU permita que quem tiver condições (basta ser associado e ter mais de cinco anos de universidade) se candidate a reitor sem precisar formar chapa completa, isto é, sem precisar fazer conchavos que garantam um lugar ao sol para todos. Aliás, é o que determinam as leis federais sobre o tema.
    O resto é silêncio.

    ResponderExcluir
  12. Na assembléia de hoje aprendi algumas coisas:
    1) o professor nao sabe contar;
    2) o professor nao sabe assumir que erra;
    2) o professor nao sabe perder;
    3) o professor nao sabe representar sua classe.
    O que de fato ensinamos ?
    Talvez seja mesmo melhor continuar a greve. Para sempre.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei realmente decpcionado quando vi a palhaçada que ocorreu hoje, professores pelos quais eu tenho respeito, se comportando como crianças birrentas que não sabem perder, depois ainda falam que nós alunos é quem somos os muleques

    ResponderExcluir
  14. Professores, os alunos que estiveram presentes na assembleiasnão são alunos que não querem nada na vida.. são alunos que mesmo com a greve permanecem na faculdade pois assumiram compromissos de estágio, pesquisa, e outros, são alunos que tem o direito da liberdade de expressão e tambem estão buscando seus direitos de terem aula. Nós somos os mais prejudicados desta história, somos nós que estamos 4 meses sem aulas,e muitos estão pagando aluguel sem ao menos usar suas casas... pensem e reflitam sobre o que vocês estão fazendo!

    ResponderExcluir
  15. -Cadê, o grito da galera?
    Ualá!
    Eh!
    Rebola, rebola
    Levantando o dedinho
    Rebola, rebola
    Dominando esse corpinho
    Então!
    Aaaaaah!
    Eu quero ver tu dominar
    Eh!
    Aaaaaah!
    O Dj já vai soltar
    Porque!...

    Tá dominado
    Tá tudo dominado
    (Eu quero ouvir geral!)
    Tá dominado
    Tá tudo dominado
    (Eu quero ouvir vocês!)
    Tá dominado
    Tá tudo dominado...

    Vem gatinha
    Dominando
    Rebolando até o chão...

    Tá dominado
    Tá tudo dominado
    (Eu quero ouvir geral!)
    Tá dominado
    Tá tudo dominado
    (Eu quero ouvir vocês!)
    Tá dominado
    Tá tudo dominado...

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o colega acima.

    É preciso instituir eleições livres na Rural.

    Livres de conchavos.
    Livres da ilegalidade da chapa completa.
    Livres para votarmos no candidato a reitor que quisermos. Eleições livres já!

    ResponderExcluir
  17. Também concordo.
    Queremos eleições livres já!

    ResponderExcluir
  18. ESTÁ RIDÍCULO ESSA GREVE...ESTÃO FUDENDO COM MEU DIPLOMA...

    ResponderExcluir
  19. Complementando o argumento do colega acima.

    O Reitor deve ser livre para nomear e demitir seus colaboradores (os pro-reitores) de acordo com a avaliação que fizer do desempenho de cada um.

    A exigência de chapa completa faz com que o Reitor seja refém dos pro-reitores.

    Eleições Livres Já!

    ResponderExcluir
  20. Este democrático blog Greve na Rural está a se transformar no BLOG DA RURAL-RJ. Que os contidos e calados administradores dele pensem nisto.

    No momento há quatro grandes questões com as quais nos defrontamos neste fim de festa, digo, de greve. Dois imediatos, um para os próximos dois meses, e por fim um quarto para até o fim do ano.

    1) A data efetiva do reinício das aulas e o novo calendário.

    2) Reposição ou Cancelamento do primeiro semestre da graduação?

    3) As eleições para Reitor: chapas completas ou candidaturas individuais?

    O primeiro problema será decidido pelo CONSU, o segundo, penso, pelo CEPE, o terceiro pelo CONSU.

    Portanto, servidores técnico administrativos, alunos e professores
    cobrem dos seus representantes (de servidores, discentes e docentes) no CONSU e no CEPE posicionamentos ANTES da reunião dos referidos Conselhos, para que haja debate ANTES da reunião dos referidos conselhos.

    Também devemos cobrar de nossos diretores de Institutos e, assim, dos conselhos menores(CONSUNIS e CEPEAS), portanto, dos diretores e destes outros conselheiros.

    E, sobretudo, aproveitemos este democrático blog para debater idéias.

    PS> O quarto problema é o do novo Plano de Carreira (visitem o blog do professor Rubebs Ramos - http://profrubensramos.blogspot.com.br/ - )

    ResponderExcluir
  21. Falaram, falaram e não falaram nada, explicaram tudo menos o mais importante: Saíram da greve ou não??? Já estou cansado dessa palhaçada, eles sabiam desde o início que não iriam conseguir nada, pra mim eles só estão querendo ganhar sem ter que trabalhar. Eu tenho vergonha de ter nascido nesse país...

    ResponderExcluir
  22. Completamente ILEGÍTIMO o que aconteceu na assembleia do dia 13/09. Ganhou a proposta de indicativo de encerramento da greve para o dia 17/09 mas a mesa (CLG) simplesmente ignorou o resultado e fez outra votação por verem que alguns que votaram pelo fim da greve saíram. É uma vergonha o que aconteceu. Atitudes autênticas de AUTORITARISMO, da DITADURA!
    Com isso vocês estão não somente enfraquecendo o movimento, estão enterrando o movimento que inicialmente era forte!

    ResponderExcluir
  23. O que aconteceu ontem é uma vergonha..!!!!
    O movimento perdeu a credibilidade e com certeza o apoio de muita gente que concordava com as reenvindicações.!!!
    Resumindo, Vergonha..!!!!

    ResponderExcluir
  24. Saída unificada? Que unificada? A Rural vai ser u8ma das últimas a sair da greve e o CLG chama isso de unificada?
    Aproveitem bastante pois essa será uma das últimas greves, senão a última, pois o movimento está se autodestruindo.
    Concordo com o que foi colocado acima sobre ditadura, talvez por isso ninguém assina os comentários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se espante.

      Isto se deve à situação geográfica e às condições geológicas da Rural, ou antes, das Rurais.

      Não somos os únicos: a Rural de Pernambuco tb não vai sair no dia 17, nem a de Rondoônia, nem a do Acre, nem a do Vale do São Francisco.

      O sertanejo, embora seja um forte, é um tanto devagar.

      Excluir
    2. NO RANCHO FUNDO

      No rancho fundo bem pra lá do fim do mundo
      Onde a dor e a saudade contam coisas da cidade
      No rancho fundo, de olhar triste e profundo

      Um moreno canta as mágoas
      Tendo os olhos rasos d'água

      Pobre moreno que de tarde no sereno
      Espera a lua no terreiro
      Tendo o cigarro por companheiro
      Sem um aceno ele pega na viola
      E a lua por esmola vem pro quintal deste moreno

      No rancho fundo bem pra lá do fim do mundo
      Nunca mais houve alegria
      Nem de noite, nem de dia
      Os arvoredos já não contam mais segredos
      Que a última palmeira já morreu na cordilheira
      Os passarinhos enterraram-se nos ninhos

      De tão triste essa tristeza enche de treva a natureza
      Tudo por que? Só por causa do moreno

      Que era grande, hoje é pequeno
      Para uma casa de sapê

      Excluir
  25. Do rosto aqui só vale a língua, pois todos somos a mosca na sopa dos poderes constituídos:


    Mosca Na Sopa

    Raul Seixas



    Eu sou a mosca
    Que pousou em sua sopa
    Eu sou a mosca
    Que pintou prá lhe abusar...(3x)

    Eu sou a mosca
    Que perturba o seu sono
    Eu sou a mosca
    No seu quarto a zumbizar...(2x)

    E não adianta
    Vir me detetizar
    Pois nem o DDT
    Pode assim me exterminar
    Porque você mata uma
    E vem outra em meu lugar...

    Eu sou a mosca
    Que pousou em sua sopa
    Eu sou a mosca
    Que pintou prá lhe abusar...(2x)

    -"Atenção, eu sou a mosca
    A grande mosca
    A mosca que perturba o seu sono
    Eu sou a mosca no seu quarto
    A zum-zum-zumbizar
    Observando e abusando
    Olha do outro lado agora
    Eu tô sempre junto de você
    Água mole em pedra dura
    Tanto bate até que fura
    Quem, quem é?
    A mosca, meu irmão!"

    Eu sou a mosca
    Que posou em sua sopa
    Eu sou a mosca
    Que pintou prá lhe abusar...(2x)

    E não adianta
    Vir me detetizar
    Pois nem o DDT
    Pode assim me exterminar
    Porque você mata uma
    E vem outra em meu lugar...

    Eu sou a mosca
    Que pousou em sua sopa
    Eu sou a mosca
    Que pintou prá lhe abusar...(2x)

    Eu sou a mosca
    Que perturba o seu sono
    Eu sou a mosca
    No seu quarto a zumbizar...(2x)

    Mas eu sou a mosca
    Que pousou em sua sopa
    Eu sou a mosca
    Que pintou prá lhe abusar...

    ResponderExcluir
  26. Não tenho palavras para que eu vi ontem no gustavão, se eu achava que o Brasil não é uma país sério agora acho ainda mais, quanta hipocrisia por parte dos intitulados membros da esquerda, meu pai do céu é uma vergonha, isto deixa a gente profundamente chateado com a ADUR, que baixaria, e ainda falaram que os alunos tem a cultura de não virem na primeira semana de aula mesmo para que ter pressa em começar as aulas, e que os alunos é que estão em greve, a estes eu digo vaõ para puta que o pariu, e lavem suas bocas antes de falarem dos alunos seus porcos, ontem eu aprendi que os sindicalistas são sujos mediocres, nojentos, mentirosos e manipuladores vou trancar meu período e tentar mudar de faculdade desisto de estudar em uma faculdade que não se da ao respeito própio....

    ResponderExcluir
  27. É triste saber que o meu futuro se encontra em mãos tão sujas, saber que não existe democracia em uma instituição...como se diz? "publica, gratuita e de qualidade...." bla bla bla....hipocrisia, blasfêmia... Até quando isso vai acontecer? Perdoai os senhor pois eles não sabem o que dizem.....
    E o meu encaminhamento é o seguinte 1: Adur vai tomar no cú!!!!!!!
    fodam se cabada de vagabundos de merda!!!!

    ResponderExcluir
  28. Então a greve acabará dia 24 mesmo???

    ResponderExcluir
  29. Isso massa descerebrada e noveleira!! Seguiram a cartilha obscurantista direitinho:
    1 - Desqualificar o sindicalismo docente, chamando de vagabundos aqueles que se dedicaram a lutar pela qualidade do ensino na universidade;
    2 - Fazer barulho e gritar palavras de ordem, incitando os alunos;
    3 - Não contribuir para a compreensão dos reais motivos da greve;
    4- Desqualificar a greve que lutou por autonomia universitária, condições de trabalho e repúdio à privatização-branca do ensino superior;
    5 - Xingar e não contribuir com aqueles que se dedicaram ao movimento.
    6 - Desrespeitar a dinâmica de uma assembléia;
    7 - TIRAR FÉRIAS DURANTE QUATRO MESES E VOLTAR(DEPOIS DE CANSAR) TIRANDO ONDA DE PREOCUPADOS COM OS ALUNOS, CAGANDO EM CIMA DE UM MOVIMENTO QUE PRECISOU DE AJUDA, MAS NÃO TEVE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que lá estavam pedindo o fim da greve, diferente de vocês, simplesmente estavam TRABALHANDO enquanto vcs pseudo-intelectuais ficavam divagando sobre greve. Talvez por isso as assembleias estivessem vazias. Mas o tempo da greve já passou e vcs que se acostumaram a ficar na "luta", desacostumaram a ficar no trabalho e talvez por isso estejam tão revoltados quando a maioria decide que a greve deve acabar. Maldito país onde as universidades tem autonomia. Deveria haver uma intervenção do ministério público para cobrar TRABALHO dos "companheiros". Um deles achou até estranho o estacionamento cheio. Tivesse ele um pouco mais de frequencia na UFRRJ veria que nos últimos tempos TODOS os estacionamento estão cheios devido a expansão universitária.

      Excluir
  30. Porque não contribuíram indo às assembleias, e participando minimamente, ou simplesmente não tensionando de forma gratuita e populista uma assembléia importante, como foi a de ontem.
    Os comentários aqui estão sendo conduzidos por elementos anônimos que operam em função de interesses eleitoreiros na rural, assim como de desestruturação sindical.

    ResponderExcluir
  31. Respostas
    1. Gostaria de ver como seria a vida universitária hoje no Brasil sem as conquistas dos movimentos grevistas anteriores: Universidades sucateadas; predominância do ensino privado; salários achatados, professores sem condições de exercer dignamente sua profissão... Vamos fazer assim então: vamos sair da ADUR(Dane-se a possibilidade de contribuir com essa entidade que não é nova, vamos criar a nossa!Dane-se a história!), vamos fundar outro sindicato ligado à PROIFES; não vamos fazer greve nunca mais, e assim, daqui a dez anos vamos nos encontrar aqui(porque não precisaremos mais desse blog), e debater os resultados com os alunos de hoje formados e professores.

      Excluir
    2. Aprendam a entrar e principalmente a sair da Greve! Assim esta será importante como as anteriores foram, a atual já virou bagunça!!!

      Excluir
  32. Desde o início esta greve teve toda a ajuda do mundo. Da mídia "tucana" à própria ANDIFES - que declarou-a "legítima" (palavra mágica, que encerrava o assunto: "legítima"). Made in Paraguay.

    Inúmeros Conselhos Universitários, entre eles o da UFRRJ, foram além: declararam que as aulas deveriam ser repostas mesmo que o professor não aderisse à greve, caso um único aluno assim o exigisse. Ou seja, os conselhos universitários inibiram o Direito de Não Fazer greve, o direito ao trabalho. Eis a razão por ela ter durado tanto e ter tido tamanha "adesão".

    Esta greve foi um desastre. Mas os militantes empedernidos se recusam a fazer "auto-crítica", como todo bom comunista no passado vivia fazendo. Faziam M. e depois "auto-crítica"; mais M. e mais "auto-crítica". Agora não mais. Fazem a M. e ainda a exaltam. "Viva a M.!que fizemos!"

    A solução de certo não é fundar uma nova associação, um novo sindicato. Não, é tirar a turma de infanto-esquerdistas da direção do sindicato. Creio que isto poderá ocorrer em 2014.

    É também dar liberdade para que possamos livremente eleger um reitor que não se sinta intimado pelo sindicato, nem constrangido por uma "chapa completa" que apaga as diferenças (depois de um ano de reuniões renitentes), com o único intuito de garantir uma vitória fácil contra uma outra chapa adversária que a atual situação classifica como "de direita".

    Enfim, é não mais termos, como tivemos nos 20 anos anterior, uma eleição polarizada entre dois grupos apenas.

    Eleições Livres, isto é, elejamos o reitor (e seu vice) e não um "chapão de conchavo".

    Aliás, o caríssimo colega que menciona os "interesses eleitoreiros" na Rural, se esquece:

    1) Que o chapão "de esquerda" que já está divulgando seu programa é composto por pessoas da atual situação que apoiaram (ou no mínimo se omitiram) a greve, como "legítima", e que só agora resolveram sair da greve. Durante estes quatro meses preferiram continuar as famosas "reuniões do P1" para formar este mesmo "chapão"; reuniões estas em que não discutiu os rumos da greve, apenas em que cargos encaixar o professor A,a professora B, et alli.

    2)os "interesses eleitoreiros" desta greve não foram apenas na Rural. A direção do ANDES-SN (e da ADUR-RJ), domionada por dois ou três partidecos "de esquerda" pretenderam com esta greve fortalecerem estes mesmos partidecos para ver se conseguem eleger um ou dois vereadores agora em outubro.

    Concluíndo: tivemos nesta greve uma aliança entre situação governista e oposição infanto-esquerdista, aliança que só se encerrou agora ao final.

    Por isto, ELEIÇÕES LIVRES PARA REITOR JÁ!

    Fim da polarização caduca entre "direita" e "esquerda".

    Como dizia Donzelot:

    Abaixo A política! Viva O político!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, um dos partidos até que é a melhor opção que O Brasil tem hoje em dia, o PSOL, por isto retiro o adjetivo partideco em relação a ele. Também retiro em relação aos dois outros que curiosamente, representam duas versões caricaturais da velha (bota velha nisso) oposição entre trotskistas (PSTU) e stalinistas (atual "PCB", com aspas), embora o "PCB" (com aspas), que tem força na UFRJ, não possa ser classificado como infanto-esquerdista, tanto que a UFRJ soube sair da greve a tempo, com gostinho de vitória. Enfim, perdoem a expressão.
      Devemos ter cuidado para não perdermos a ternura no debate político.

      Excluir
  33. "Não mais o enfrentamento DAS verdades DA política, mas a aparição de uma exigência DE verdade EM política".

    Eleições Livres para Reitor Já!



    PS> E como alguém já sugeriu. Que este blog Greve na Rural se transforme no Blog da Rural-RJ.

    ResponderExcluir
  34. Abaixo o campo da política. Viva o espaço político.

    Que tenhamos três, quatro, cinco candidatos a Reitor, cada qual mostrando as diferenças entre si e não dois chapões que apagam as diferenças nesta polarização caduca entre "direita" e "esquerda", como já dizia, em 1965, Jean-Luc Godard.

    ResponderExcluir
  35. Agora DJ, toca uma música:


    O Portão

    Roberto Carlos


    Eu cheguei em frente ao portão
    Meu cachorro me sorriu latindo
    Minhas malas coloquei no chão
    Eu voltei!...

    Tudo estava igual
    Como era antes
    Quase nada se modificou
    Acho que só eu mesmo mudei
    E voltei!...

    Eu voltei!
    Agora prá ficar
    Porque aqui!
    Aqui é meu lugar
    Eu voltei pr'as coisas
    Que eu deixei
    Eu voltei!...

    Fui abrindo a porta devagar
    Mas deixei a luz
    Entrar primeiro
    Todo meu passado iluminei
    E entrei!...

    Meu retrato ainda na parede
    Meio amarelado pelo tempo
    Como a perguntar
    Por onde andei?
    E eu falei!...

    Onde andei!
    Não deu para ficar
    Porque aqui!
    Aqui é meu lugar
    Eu voltei!
    Pr'as coisas que eu deixei
    Eu voltei!...

    Sem saber depois de tanto tempo
    Se havia alguém a minha espera
    Passos indecisos caminhei
    E parei!...

    Quando vi que dois braços abertos
    Me abraçaram como antigamente
    Tanto quis dizer e não falei
    E chorei!...

    Eu voltei!
    Agora prá ficar
    Porque aqui!
    Aqui é o meu lugar
    Eu voltei!
    Pr'as coisas que eu deixei
    Eu voltei!..(2x)

    Eu parei em frente ao portão
    Meu cachorro me sorriu latindo!

    ResponderExcluir
  36. ELEIÇÕES PARA REITOR - Chapa Completa ou Candidaturas Individuais?

    O debate, que deve necessariamente chegar ao CONSU, já começou,em clima de grande cordialidade e respeito mútuos, como deve ser.

    De um jovem colega uma opinião:

    "Tenho impressão de que a chapa é uma forma de comprometer o reitor eleito (seja quem for) com um programa e com *uma equipe* de trabalho.

    A se eleger isoladamente um nome para reitor e deixar por sua conta e risco a indicação dos demais cargos e postos, salvo melhor juízo, aumenta-se o risco de uma gestão pouco democrática."


    De um outro experiente colega, outra opinião:

    "O reitor se compromete no processo eleitoral, propondo um programa e defendendo ideias e políticas.

    No passado recente da Rural vigorou a grosso modo dois “grupos”; duas fontes de aglutinação, ambas reforçadas pela necessidade de inscrever chapas completas com “decanos”- “pró-reitores”; o que a meu ver reduziu sobre maneira da discussão efetivamente democrática de nossos problemas universitários, na medida em que impede que docentes, técnicos administrativos e alunos não pertencentes aos dois grupos estejam sendo restringidos em seu direito de candidatura.

    A formação de chapas completas não significa necessariamente mais democracia. As chapas são montadas com fins eleitorais com membros “bons” de votos, que não necessariamente serão com gestores.

    Os dois ciclos de oitos anos, do Reitor José Antônio e do Reitor Ricardo Miranda ficaram “cativos” pelos nomes dos “decanos”- “pró-reitores” das chapas originárias, ambos sem força política para trocar “decanos”- “pró-reitores” que não deram conta do recado e que – registre-se - não foram votados nominalmente. Se há democracia ela pode ser vista como democracia interna aos grupos.

    Se fosse possível escrever as crônicas da composição de chapas e a consolidação dos interesses em nomes de “decanos”- “pró-reitores” é possível que isto possa ser visto não como democrático mas como partilha de interesses e poderes.

    É também democrático se esperar que o reitor eleito governe principalmente com as forças que o elegeram, tanto aquelas do primeiro turno como do segundo. Isto não pode ser levado em conta na composição da chapa. Sua frase - 'A se eleger isoladamente um nome para reitor e deixar por sua conta e risco a indicação dos demais cargos e postos, salvo melhor juízo, aumenta-se o risco de uma gestão pouco democrática' – certamente pode ter outra leitura ou prática.

    O reitor eleito representa um diagnóstico e uma diretriz de ação; como ser político saberá consultar suas bases e legitimar nomes para suas pró-reitorias, com o poder de trocá-las se necessário."





    ResponderExcluir
  37. Permita-me uma pequena correção de erro de digitação :

    "No passado recente da Rural vigorou a grosso modo dois “grupos”; duas fontes de aglutinação, ambas reforçadas pela necessidade de inscrever chapas completas com “decanos”- “pró-reitores”; o que a meu ver reduziu sobre maneira a discussão efetivamente democrática de nossos problemas universitários, na medida em que docentes, técnicos administrativos e alunos não pertencentes aos dois grupos ficaram restringidos em seu direito de candidatura."

    ResponderExcluir
  38. ELEIÇÕES PARA REITOR – chapa completa ou candidaturas individuais?

    O debate, que necessariamente deverá chegar ao CONSU, já começou...


    De um jovem colega, uma opinião:

    “Tenho impressão de que a chapa é uma forma de comprometer o reitor eleito (seja quem for) com um programa e com *uma equipe* de trabalho.

    A se eleger isoladamente um nome para reitor e deixar por sua conta e risco a indicação dos demais cargos e postos, salvo melhor juízo, aumenta-se o risco de uma gestão pouco democrática.
    Cordialmente...”



    De um experiente colega, outra opinião:

    “O reitor se compromete no processo eleitoral, propondo um programa e defendendo ideias e políticas.

    No passado recente da Rural vigorou a grosso modo dois ‘grupos’; duas fontes de aglutinação, ambas reforçadas pela necessidade de inscrever chapas completas com ‘decanos”- ‘pró-‘reitores’; o que a meu ver reduziu sobremaneira a discussão efetivamente democrática de nossos problemas universitários, na medida em que docentes, técnicos administrativos e alunos não pertencentes aos dois grupos ficaram restringidos em seu direito de candidatura.

    A formação de chapas completas não significa necessariamente mais democracia. As chapas são montadas com fins eleitorais com membros ‘bons’ de votos, que não necessariamente serão como gestores.

    Os dois ciclos de oitos anos, do REITOR José Antônio e do REITOR Ricardo Miranda ficaram ‘cativos’ pelos nomes dos ‘decanos’- ‘pró-reitores’ das chapas originárias, ambos SEM FORÇA POLÍTICA PARA TROCAR ‘DECANOS’- ‘PRO-REITORES’ que não deram conta do recado e que – registre-se – NÃO FORAM VOTADOS NOMINALMENTE.

    Se há democracia ela pode ser vista como democracia interna aos grupos. Se fosse possível escrever as crônicas da composição de chapas e a consolidação dos interesses em nomes de ‘decanos’- ‘pró-reitores’ é possível que isto possa ser visto não como democrático mas como partilha de interesses e poderes.

    É também democrático se esperar que o reitor eleito governe principalmente com as forças que o elegeram, tanto aquelas do primeiro turno como do segundo. Isto não pode ser levado em conta na composição da chapa. Sua frase - ‘A se eleger isoladamente um nome para reitor e deixar por sua conta e risco a indicação dos demais cargos e postos, salvo melhor juízo, aumenta-se o risco de uma gestão pouco democrática’ – certamente pode ter outra leitura ou prática.

    O REITOR eleito representa um diagnóstico e uma diretriz de ação; COMO SER POLÍTICO saberá consultar suas bases e legitimar nomes para suas pró-reitorias, com o poder de trocá-las se necessário.
    Abraços cordiais...”

    ResponderExcluir
  39. Cartilha obscurantista da UFRRJ(para usufruto de interesses particulares e/ou eleitorais):
    1 - Desqualificar o sindicalismo docente, chamando de vagabundos aqueles que se dedicaram a lutar pela qualidade do ensino na universidade;
    2 - Fazer barulho e gritar palavras de ordem, incitando os alunos;
    3 - Não contribuir para a compreensão dos reais motivos da greve;
    4- Desqualificar a greve que lutou por autonomia universitária, condições de trabalho e repúdio à privatização-branca do ensino superior;
    5 - Xingar e não contribuir com aqueles que se dedicaram ao movimento.
    6 - Desrespeitar a dinâmica de uma assembléia;
    7 - Utilizar um fórum digital de forma anônima para desqualificar candidaturas em andamento, e favorecer iniciativas daqueles que até ontem participavam desses grupos;
    8 - TIRAR FÉRIAS DURANTE QUATRO MESES E VOLTAR(DEPOIS DE CANSAR) TIRANDO ONDA DE PREOCUPADOS COM OS ALUNOS, DESRESPEITANDO UM MOVIMENTO QUE PRECISOU DE AJUDA, MAS NÃO TEVE!!!!!!!!
    9 - Oferecer aos alunos uma significação existencial pela oportunidade de destruição, (atraente pelo chamamento ancestral da revolução), mas absolutamente carente de reflexão.

    ALUNOS! PRESTEM ATENÇÃO NAS FALAS, E BUSQUEM A RAIZ DOS INTERESSES POR TRÁS!
    DESTRUIR É MAIS FÁCIL QUE CONTRIBUIR, E A REVOLUÇÃO BARULHENTA É CHARMOSA, MAS A HORA É DE REFLEXÃO, UNIÃO E CONSTRUÇÃO( UMA REVOLUÇÃO MADURA)!!
    PEÇO QUE NÃO SEJAM MANOBRADOS POR FALAS INCITATÓRIAS E FAÇAM SEU JULGAMENTO DE FORMA ISENTA E DESCONFIANDO DE TODOS, SOBRETUDO OS ANÔNIMOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Sr. Anônimo. Fala dos outros, mas assina como anônimo também. Os alunos não são bobos ou moleques, como vocês mesmo disseram (não me desminta, pois há até mesmo um vídeo na internet mostrando isso, sinto muito, basta ver no endereço http://www.youtube.com/watch?v=QbiT3J1Xp-M&feature=plcp de 2:40 a 3:05 minutos). Eles estão revoltados pq sabem o quanto a greve está sendo prejudicial a eles e não por causa de falas. Aliás, quem mais fala são vcs mesmos, ou nem isso vcs percebem?

      Excluir
    2. Alunos, Professores e Servidores prestem atenção no conteúdo das falas, no mérito, sejam elas proferidas pelo Primeiro Anônimo, sejam proferidas pelo Anônimo Acima.

      Se este blog se tornar o Blog da Rural-RJ, terei prazer em me cadastrar como "Seguidor" e mostrar a cara; se não, continuarei no "Anonimato Virtual".

      Durante estes quatro meses tenha militado incansavelmente CONTRA a greve, às vezes enviando mensagens assinadas aos colegas do ICHS, outras vezes postando com codinome mensagens nos mais diversos sites e blogs da Internet, e por fim anonimamente aqui.

      Não há problema nenhum com o anonimato. Os administradores do blog têm acesso ao IP dos computadores, caso o anonimato seja usado para o cometimento de crimes: ofender (calúnia, injúria e difamação) ou promover o racismo, a homofobia, a violência contra pessoas e coisas.

      Enfim, pensem no conteúdo, no que está sendo dito e não em quem está dizendo.

      Excluir
  40. E só o que reivindico é:

    vamos debater se a eleição para reitor deve ser feita com a obrigatoriedade de chapa completa ou se, depois de mais de 20 anos, não chegou a hora de mudar, e permitir as candidaturas individuais a reiotr (e vice), dando força política, ao Reiotr, permitindo uma renovação política na Rural, enfim, criando algo novo diante um modelo que já parece desgastado?

    Ninguém aqui está a serviço de ninguém, a da não ser da própria consciência.

    ResponderExcluir
  41. QUERO QUE MINHA FILHA ESTEJA EM SALA DE AULA O ANO TODO. CHEGA DE RELAXAMENTO!!

    ResponderExcluir
  42. ACABEM LOGO COM ESSA GREVE, PRECISO DO MEU DIPLOMA. JA DESCANSARAM MUITO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Pra esses vagabundos sindicalistas tudo é festa! Cretinos! Podem estar preocupados com qualquer coisa, menos com o prejuízo do aluno, que pode até perder semestre!

      Excluir
    2. Eu quero ver se esses mesmos professores que lutam tanto pela qualidade da Universidade, irão dar aulas com o mesmo empenho quando tudo voltar ao normal! Algo me diz que serão os primeiros a passarem texto e mais texto para serem lidos em casa, que darão as aulas corridas etc! Espero que a minha intuição esteja falhando!!!

      Excluir
  43. Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Pra esses vagabundos sindicalistas tudo é festa! Cretinos! Podem estar preocupados com qualquer coisa, menos com o prejuízo do aluno, que pode até perder semestre!

    ResponderExcluir
  44. Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Pra esses vagabundos sindicalistas tudo é festa! Cretinos! Podem estar preocupados com qualquer coisa, menos com o prejuízo do aluno, que pode até perder semestre!

    ResponderExcluir
  45. Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Pra esses vagabundos sindicalistas tudo é festa! Cretinos! Podem estar preocupados com qualquer coisa, menos com o prejuízo do aluno, que pode até perder semestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode não, embora deva, por razões pedagógicas.

      Excluir
  46. URGENTE! Dia 21 de setembro de 2012. Reunião do CONSU.

    Alunos, Professores e Servidores Técnico-Administrativos,

    Dia 21 de setembro haverá reunião do CONSU.

    Que aqueles que desejam ELEIÇÕES LIVRES NA UFRRJ dirijam-se aos representantes docentes, dicentes e dos técnico-administrativos a fim de que o CONSU inclua na pauta de deliberações a ALTERAÇÃO DAS REGRAS PARA A CONSULTA ELEITORAL RELATIVA À ELEIÇÃO DO REITOR.

    Se nada for feito, teremos a repetição do mesmo, o confronto entre dois grupos políticos que há mais de 20 anos se revezam no poder na Rural.

    SE NADA FIZERMOS, NADA MUDARÁ!

    Dirijam-se aos conselheiros, diretores de Institutos e Pró-reitores, á representação das categorias, enfim, a todos que compõem o CONSU.

    SE NADA FIZERMOS, NADA MUDARÁ!

    Para saber a composição do CONSU, visite o link abaixo:

    http://www.ufrrj.br/soc/compo_consu.htm#

    ResponderExcluir
  47. Nada Será Como Antes - Lô Borges

    Eu já estou com o pé na estrada
    Qualquer dia a gente se vê
    Sei que nada será como antes, amanhã
    Que notícias me dão dos amigos?
    Que notícias me dão de você?
    Alvoroço em meu coração
    Amanhã ou depois de amanhã
    Resistindo na boca da noite um gosto de sol
    Num domingo qualquer, qualquer hora
    Ventania em qualquer direção
    Sei que nada será como antes amanhã
    Que notícias me dão dos amigos?
    Que notícias me dão de você?
    Sei que nada será como está
    Amanhã ou depois de amanhã
    Resistindo na boca da noite um gosto de sol


    ResponderExcluir
  48. Olá senhores meu nome é carlos gostaria de me expressar. estou entrando agora para a UFRRJ como calouro e venho acompanhando a greve desde seu inicio. Enfim,pelo que venho acompanhando esta greve me pareceu bem unificada tendo em vista o problema que estava sendo tratado em pauta. porém com o decorrer dos meses e o tal do acordo prematuro do PROIFES, parece que tudo desabou.

    Entao senhores o que que está acontecendo? vcs não conseguem enchergar? é exatamente isso que o governo queria.
    Desmantelizar, desmembrar o contigente da greve através da desunião, e da dúvida sendo que uma vez gerando desunião o resto iria feito uma bola de neve.
    E os alunos? que no inicio declararam apoio total aos professores, mas não foram as ruas pressionar o governo(como na época do color)muito pelo contrário a grande maioria foi pra casa twitar ou fica de lero no facebook. Eu fico impressionado como essa falta de união gerada pelo governo afetou vcs!
    Parecem um bando de menininhos que quando perdem em um time querem montar outro.
    Não é desse jeito, que vcs irão demonstrar firmeza contra a imposição do governo!

    ResponderExcluir
  49. Agora o CNG sinalizou o fim da greve entre 17 e 21. Isso significa que de nada adiantou a PALHAÇADA que fizeram de manipular a assembleia para uma nova votação para ganhar o fim da greve dia 24. Como conseguem ser tão ruins assim? Estão sem criatividade então fazem estas besteiras antidemocráticas.

    ResponderExcluir