segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quarta-feira é dia de Assembleia na Rural! Participe!


9 comentários:

  1. Gostaria de saber se aulas vão retornar no dia 24 mesmo. Ou se ainda terá que haver um novo planejamento de calendário para terminar 2012 -1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou querendo saber isso, pois entrei no segundo semestre de 2012! Mas pelo que fiquei sabendo, quem entrou no 2 semestre vai ter q esperar acabar o primeiro sim! Mas so ficou faltando um mes e meio mais ou menos.

      Excluir
  2. URGENTE! Dia 21 de setembro de 2012. Reunião do CONSU.

    Alunos, Professores e Servidores Técnico-Administrativos,

    Dia 21 de setembro haverá reunião do CONSU.

    Que aqueles que desejam ELEIÇÕES LIVRES NA UFRRJ dirijam-se aos representantes docentes, dicentes e dos técnico-administrativos a fim de que o CONSU inclua na pauta de deliberações a ALTERAÇÃO DAS REGRAS PARA A CONSULTA ELEITORAL RELATIVA À ELEIÇÃO DO REITOR.

    Se nada for feito, teremos a repetição do mesmo, o confronto entre dois grupos políticos que há mais de 20 anos se revezam no poder na Rural.

    SE NADA FIZERMOS, NADA MUDARÁ!

    Dirijam-se aos conselheiros, diretores de Institutos e Pró-reitores, á representação das categorias, enfim, a todos que compõem o CONSU.

    SE NADA FIZERMOS, NADA MUDARÁ!

    Para saber a composição do CONSU, visite o link abaixo:

    http://www.ufrrj.br/soc/compo_consu.htm#



    ResponderExcluir
  3. Agora o CNG sinalizou o fim da greve entre 17 e 21. Isso significa que de nada adiantou a PALHAÇADA que fizeram de manipular a assembleia para uma nova votação para ganhar o fim da greve dia 24. Como conseguem ser tão ruins assim? Estão sem criatividade então fazem estas besteiras antidemocráticas.

    ResponderExcluir
  4. ELEIÇÕES PARA REITOR – chapa completa ou candidaturas individuais?

    O debate, que necessariamente deverá chegar ao CONSU, já começou...


    De um jovem colega, uma opinião:

    “Tenho impressão de que a chapa é uma forma de comprometer o reitor eleito (seja quem for) com um programa e com *uma equipe* de trabalho.

    A se eleger isoladamente um nome para reitor e deixar por sua conta e risco a indicação dos demais cargos e postos, salvo melhor juízo, aumenta-se o risco de uma gestão pouco democrática.
    Cordialmente...”



    De um experiente colega, outra opinião:

    “O reitor se compromete no processo eleitoral, propondo um programa e defendendo ideias e políticas.

    No passado recente da Rural vigorou a grosso modo dois ‘grupos’; duas fontes de aglutinação, ambas reforçadas pela necessidade de inscrever chapas completas com ‘decanos”- ‘pró-‘reitores’; o que a meu ver reduziu sobremaneira a discussão efetivamente democrática de nossos problemas universitários, na medida em que docentes, técnicos administrativos e alunos não pertencentes aos dois grupos ficaram restringidos em seu direito de candidatura.

    A formação de chapas completas não significa necessariamente mais democracia. As chapas são montadas com fins eleitorais com membros ‘bons’ de votos, que não necessariamente serão como gestores.

    Os dois ciclos de oitos anos, do REITOR José Antônio e do REITOR Ricardo Miranda ficaram ‘cativos’ pelos nomes dos ‘decanos’- ‘pró-reitores’ das chapas originárias, ambos SEM FORÇA POLÍTICA PARA TROCAR ‘DECANOS’- ‘PRO-REITORES’ que não deram conta do recado e que – registre-se – NÃO FORAM VOTADOS NOMINALMENTE.

    Se há democracia ela pode ser vista como democracia interna aos grupos. Se fosse possível escrever as crônicas da composição de chapas e a consolidação dos interesses em nomes de ‘decanos’- ‘pró-reitores’ é possível que isto possa ser visto não como democrático mas como partilha de interesses e poderes.

    É também democrático se esperar que o reitor eleito governe principalmente com as forças que o elegeram, tanto aquelas do primeiro turno como do segundo. Isto não pode ser levado em conta na composição da chapa. Sua frase - ‘A se eleger isoladamente um nome para reitor e deixar por sua conta e risco a indicação dos demais cargos e postos, salvo melhor juízo, aumenta-se o risco de uma gestão pouco democrática’ – certamente pode ter outra leitura ou prática.

    O REITOR eleito representa um diagnóstico e uma diretriz de ação; COMO SER POLÍTICO saberá consultar suas bases e legitimar nomes para suas pró-reitorias, com o poder de trocá-las se necessário.

    Abraços cordiais...”


    ResponderExcluir
  5. Aqueles que desejam mudanças nas regras para a eleição do reitor
    dirijam-se aos representantes docente, dicente e dos técnicos administrativos. A mensagem também pode ser encaminhada aos diretores dos Institutos, aos pro-reitores, enfim, a todos que compõem o CONSU.

    Segue abaixo um modelo de mensagem:

    Prezado Professor(a)/Aluno(a)/Servidor(a) - Representante Docente/Dicente/Técnico(a)administrativo(a) no Conselho Universitário (CONSU)

    Venho por meio desta mensagem eletrônica (e-mail) solicitar que vossa senhoria, na qualidade de representante docente no CONSU, leve a este conselho a reivindicação para que seja incluído na pauta da próxima reunião, a ser realizada no dia 21 de setembro de 2012, o seguinte ponto: Alteração das regras para a consulta eleitoral relativa à escolha do reitor.

    Considerando que vossa senhoria está já suficientemente informada sobre o tema, dispenso maiores considerações.

    Caso o pleito seja atendido, caberá ao CONSU encontrar as formas para que este debate seja estendido à comunidade acadêmica da UFRRJ.

    Cordialmente, Professor/a
    (SIAPE: ...)

    ResponderExcluir
  6. Prezado Conselheir@...

    Obrigado por sua resposta.
    Vou tentar encaminhar meu pleito à secretaria do CONSU.
    Quanto ao calendário, tudo na universidade foi desorganizado devido à greve selvagem, mas estando a "escolha formal do reitor" marcada para dezembro, creio que daria tempo.

    Quanto a dirigir-me à representação sindical, confesso que não me sinto à vontade, por considerar que entregar a Consulta nas mãos das representações sindicais (de professores e servidores) e estudantil - que, soube há pouco, tem sido a tradição da Rural - é uma esdrúxula mistura de instâncias político-institucionais.

    Creio que devo me dirigir às instâncias da Instituição UFRRJ, e não a meu sindicato, que não deveria se imiscuir na gestão da universidade. Representação sindical existe para defender os interesses corporativos das categorias e não para participar da gestão da instituição na qual seus representados laboram.

    Pelo visto, a tradição na Rural tem sido misturar estas instâncias.

    Esta greve o demonstrou bem, com os conselhos deliberando sobre a "legitimidade" da greve, com a reitoria cedendo à pressão violenta dos grevistas e retirando do site da instituição universitária uma nota do MEC (ao qual a instituição, em que pese sua autonomia relativa, está subordinada) e substituindo-a por uma nota do Comando de Greve-ADUR. Assim, o Comando de Greve-ADUR passou a ser a instância máxima da universidade durante a greve. A meu ver, um disparate

    Mas, não questionarei este ponto - de as representações organizarem a Consulta.

    Por ora, apenas isto: que se dê liberdade para que chapas individuais (reitor + vice) possam participar da Consulta, ao lado de chapas completas. Apenas isto.

    Naturalmente, não espero que o CONSU delibere sobre isto na próxima reunião, mas apenas que abra o debate.

    Por fim, se não conseguir dirigir-me à Secretaria do CONSU, muito agradeceria se você, na qualidade de representante docente no CONSU, apresentasse meu pleito (direito das chapas individuais participarem da Consulta)- o pleito individual de um simples e humilde professor que não se furta a participar da democracia universitária.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Adendo:

    Fui informado de que o pleito será apresentado ao CONSU pela representação docente.

    Ele terá mais força para ser atendido se as outras representações e diretores e pró-reitores, enfim, quem participa do CONSU, também o apresentar.

    ResponderExcluir
  8. VCS(SERVIDORES DA RURAL) SÃO MUITO LENTOS MESMO EM , ALEM DE PERMANECEREM ATE O FIM DE UMA GREVE QUE ESTAVA NA CARA QUE NAO DARIA EM NADA, AGORA SEM PRESSA NENHUMA MARCAM UMA ASSEMBLEIA 3 DIAS APOS O FIM DA GREVE. SENDO QUE EM OUTRAS UNIVERSIDADES NA MESMA SITUAÇÃO JA ESTÃO COM O NOVO CALENDARIO PRONTO E EM ALGUMAS AS AULAS JA ATÉ RETORNARAM!! VCS SÃO MUITOOO FANFARRÕES MESMO!!! PARABENS RURAL ..

    ResponderExcluir