quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Informes da Assembleia Permanente de hoje (19/9)

1. Em Assembleia realizada hoje, os docentes deliberaram pela saída da greve na UFRRJ.

2. Sobre o ponto de pauta 2, Novo Calendário Acadêmico, os presentes aprovaram as seguintes datas e princípios:
- Reinício do primeiro período letivo/2012 em 01/10
- As DUAS primeiras semanas do período devem ser destinadas à revisão dos conteúdos
- 15 dias de recesso entre os períodos
- Início do segundo período letivo/2012 em 14/01
> Foi eleita uma Comissão responsável por elaborar a pro...
posta de novo calendário da categoria a ser apresentada ao CEPE na próxima sexta-feira (21/09)

3. Foi instalado o Comando de Mobilização Permanente da UFRRJ, que deverá conduzir, a partir de agora, a luta em torno da pauta de reivindicações (Condições de Trabalho e Carreira). A este Comando devem se somar os estudantes e técnicos, a fim de se constituir um Comando Unificado de Mobilização na Rural.
 

35 comentários:

  1. Isso é um absurdo completo! Se o CEPE for minimamente comprometido com o futuro da UFRRJ dará uma banana para essa ADUR e as aulas começarão no dia 24 e o segundo semestre começará ainda em 2012. Esse calendário da ADUR é uma proposta insana que só serve para arrebentar com a própria categoria docente, com os alunos e com a Rural. Depois de 4 meses parados, não há razão alguma para postergar a volta ao trabalho! Minhas aulas já estavam prontas antes da greve e assim continuam! Pela aprovação da lei de greve e pelo fim das greves derrotistas como as últimas promovidas pelo ANDES.
    Meus pêsames à nossa classe, que com atos como esse apenas justificam o porquê de sermos desvalorizados pelo governo.

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  2. Mas no site d Rural esta dizendo que irá começar dia 24, afinal é dia 24 ou dia primeiro?

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  3. E quem se fodeu de novo? adivinha.... hahahahahahahaha os alunos né logico.

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  4. eu acho que quem posta as noticias deste site come bosta e rasga dinheiro só pode....

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    1. Rasga não, eles lutam afincadamente para que o ponto não seja cortado.

      Como dizia o Paulo Maluco, irmão do Escadinha: "Sou maluco, mas não sou louco".

      Pois bem, "são tolos, mas não são bobos".

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  5. Vamos tentar tirar algumas lições desta greve, embora isto possa parecer impossível, posto que antes desta, de 1981 até 2005, foram 17 greves, e nenhuma lição parece ter sido aprendida pela turma da ADUR.

    Primeira lição: é uma grande burrice fazer greve no meio do semestre. No caso da nossa, entrou-se em greve no dia 17 de maio, faltando um mês e meio para terminarmos as aulas (expositivas), e adentrarmos julho, mês de provas. Note-se que a Universidade de Santa Catarina, e algumas poucas outras no Brasil, só entraram em greve após fechar o primeiro semestre, isto é, em meados de julho.

    GREVE SÓ EM INÍCIO DE SEMESTRE!(pelo amor de Deus!)

    Segunda lição: a greve dos professores universitários federais causa pouquíssimo dano imediato à sociedade em geral. Por isto, tolera-se que dure muito além da conta, pois O OBJETIVO DE QQ GREVE É CAUSAR DANO Á SOCIEDADE, QUANTO MAIS DANO ELA VIRTUALMENTE PUDER CAUSAR, MAIS FORTE SERÁ. Apenas as greves de professores do ensino fundamental é que causa dano de primeiro grau, real e imediato - pois atrapalha a vida das mães. Greve de professor secundário e de professor universitário causa dano imediato apenas aos alunos que estão prestes a se formar. Os demais, já estão crescidinhos: podem optar, durante a greve, pela praia ou pela Biblioteca Nacional, ou Estadual, ou Municipal.

    Quanto aos professores, os danos são o de desorganizar a vida. Aqueles professores solteiros ou casados com NÃO professores até podem aproveitar a desorganização para tirarem férias na baixa temporada (o que representa economia para quem pretende viajar), mas aqueles casados com professores de estabelecimentos privados e, SOBRETUDO, aqueles que têm filhos pequenos, estes sofrem grande prejuízo - qual seja, não podem curtir as férias com os pimpolhos, não podem ter este momento único, especialíssimo, divino, que é o de levar seus filhos em viagem de férias. Enfim, a nossa greve causa dano sobretudo a nós mesmos, alunos (e seus pais) e professores, é como uma auto-flagelação.

    Terceira Lição: Não é mais possível decidir a entrada e a saída de greve por meio de assembléias. Mesmo antes da Internet era possível realizar votação em urna. Mas isto nunca foi feito, infelizmentemente. Com a Internet, plebicitos virtuais são facilmente organizáveis e práticos. E não se diga que o plebicito esvazia o debate, pois antes de realizá-lo pode-se realizar debates seja nas assembléias, seja virtualmente (o muito mais proveitoso).

    Quarta Lição: (...)

    PS> Afinal, quem decide, quem manda? O CEPE ou o CLG-ADUR? Vivemos uma Democracia UNIVERSITÁRIA ou uma Democracia SINDICAL?

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  6. Corrigindo a pergunta:

    Vivemos uma DEMOCRACIA universitária ou uma DITADURA sindical?

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  7. Vejam como são as coisas.

    Nos tempos em que começamos a construir os novos cursos da Rural, criados sobretudo com o Programa REUNI, não foi criado um BLOG DA RURAL, com o objetivo de ser um canal de debate para este empreendimento de construção.

    Mas um BLOG DA GREVE NA RURAL surgiu com grande rapidez a fim de se debater os meios para destruir, os modos de destruição.

    Seria este o espírito do tempo? Ou apenas de porco?

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  8. Isso é um absurdo! Começo do segundo período letivo de 2012 só em janeiro! Eles estão achando que os alunos são o que? Estao fazendo um descaso com nós alunos. Vou me atrasar um período por causa de uma greve que não deu em nada!

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    1. Deu sim, temos de reconhecer.

      Um bom reajuste salarial para os professores. Deu grana!

      (Mas podiam ter voltado em fins de julho, com a grana no bolso, não o fizeram pois o objetivo, reconheço, não era a grana, mas a própria greve, a preparação da Revolução - não me pergunte que p. é esta)

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    2. Ou seja, não deu em nada! Ficaram esse tempo todo de greve pra ver se o governo aumentava a proposta salarial e eles simplesmente encerraram as negociações. Poderiam sim ter encerrado essa greve há muito tempo! Mas estavam lutando por uma coisa que sabiam que não ia dar em nada. E só encerraram a greve agora pois o governo ia cortar os pontos. E nós alunos só saimos perdendo. Perdemos 4 meses de aula, estágios, empregos, formação...

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  9. Sou uma estudante da Rural que se encontra extremamente inconformada com a situação que todos nós estamos vivendo. Sei que a greve é uma medida drástica que é o resultado do descaso do governo com a educação brasileira, mas os professores que são detentores do conhecimento - ou deveriam ser - e tem por função multiplicar esse conhecimento ao longo das gerações não pararam um minuto para refletir nas consequências que surgiriam devido ao posicionamento tão radical em relação ao término dessa greve? Não podemos generalizar, porque nem todos eram a favor da manutenção da greve, mas aqueles que votaram incessantemente nas assembleias, mesmo após o governo encerrar as negociações não se perguntaram se era necessário mesmo fazer com que mais de 10.000 alunos ficassem sem aulas, perdessem empregos, deixassem de se formar, enfim atrasassem suas vidas em vão? São esses os mesmos professores que criticam o governo pelo abandono da educação e agem como o mesmo. Sempre achei que ser professor era algo tão nobre, quase um dom e vejo que não é bem assim. Agora o conteúdo será simplesmente jogado aos alunos e todos que se virem. Essa é a nossa realidade! Sei que muitos vão dizer: Porque os alunos não apoiaram a greve, não fizeram manifestações? É simples. São objetivos opostos e a meu ver é muito difícil haver união entre professores e alunos. Talvez por ser nítido que em alguns casos os professores achem que os alunos lhes devem obediência já que ''dependemos'' deles. Isso acontece mais no nível universitário e eles esquecem o principal papel do professor. Não quero dizer que eles tenham que aceitar as condições de trabalho e os salários que recebem que são lastimáveis principalmente na educação básica, mas bom senso é sempre bem vindo! No final das contas eles receberam aumento, continuaram recebendo seus salários e ainda tiveram 4 meses de ‘’férias’’. Nós alunos perdemos 4 meses das nossas vidas a mercê da espera do regresso a universidade, além de um conteúdo que não vai ser dado e oportunidades perdidas que também não voltam. Ficaria muito feliz que os professores dessem explicações já que foram tantos meses de incerteza que não seria justo ser tratado com descaso mais uma vez.

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    1. Muito boa a sua mensagem, prezada aluna. Mas apenas um senão. Quando você diz que a greve é "o resultado do descaso do governo com a educação brasileira", você está apenas repetindo sem refletir uma grossa (grosseira mesmo) MENTIRA DO ANDES.

      Nunca fui petista, pelo que me lembro, nunca votei em Lula (acho, não me lembro, que nem mesmo no segundo turno de 1989) (e na Dilma só no segundo turno). Mas temos de reconhecer que o governo petista muito tem feito pela educação brasileira.

      Veja:

      - multiplicou por cinco o número de escolas técnicas federais;

      - muito se empenhou para que fosse aprovado o Piso Nacional do Professor de Ensino Fundamental e Médio.

      - Com a primeira fase da Expansão e com o Programa REUNI, em que pese os problemas (a pressa, a desorganização eventual, os atrasos em obras), mais de 20 mil vagas de professores federais foram criadas nos últimos cinco anos (a ponto de estar faltando doutor no mercado - quem quis arrumou trabalho) e o número anual de matrículas de alunos dobrou, de 100 para 200 mil.

      Se isto é descaso, então eu acho que o meu dicionário anda desatualizado.

      Esta greve foi baseada em mentiras, do início ao fim. Esta do "descaso" é apenas uma delas. Escreva cem vezes em seu caderninho:

      "Esta greve foi baseada em mentiras do início ao fim".
      Esta greve foi baseada em mentiras do início ao fim.
      Esta greve foi baseada em mentiras do início ao fim.
      Esta greve foi baseada em mentiras do início ao fim.


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    2. Para evitar patrulhamentos e malentendidos:

      No segundo turno de 1989 creio que votei nulo!

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    3. Já foi sancionada pela presidente Dilma a terceira fase da Expansão (o REUNI foi a segunda). Foi aprovado a criação de cerca de 20 mil professores para escolas técnicas federais, cerca de 20 mil professores universitários federais, o que dá um total de cerca de 40 mil novos professores ´federais nos próximos quatro anos, e cerca de 15 mil vagas para servidores técnico-administrativos.

      Isto é descaso?

      Pô, doutor, pega leve, se não, com a ajuda do Tremendão, te pego na mentira.


      Pega Na Mentira - Erasmo Carlos


      Zico tá no Vasco, com Pelé
      Minas importou do Rio, a maré
      Beijei o beijoqueiro na televisão
      Acabou-se a inflação
      Barato é o marido da barata
      Amazônia preza a sua mata
      Tá Tá Tá...

      Pega na mentira
      Pega na mentira
      Corta o rabo dela
      Pisa em cima
      Bate nela
      Pega na mentira...

      Já gravei um disco voador
      Disse a Castro Alves seu valor
      Em Copacabana não tem argentino
      Sou mais moço que um menino
      Vi Papai Noel numa favela
      O Brasil não gosta de novela...

      Pega na mentira
      Pega na mentira
      Corta o rabo dela
      Pisa em cima
      Bate nela
      Pega na mentira...

      Sônia Braga é feia, não é boa
      Já não morre peixe, na Lagoa
      Passa todo mundo no vestibular
      O amor vai se acabar
      Carnaval agora é um dia só
      Sem censura e guaraná em pó
      Pó Pó Pó...

      Pega na mentira
      Pega na mentira
      Corta o rabo dela
      Pisa em cima
      Bate nela
      Pega na mentira...(5x)

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  10. Sorry:

    "Foi aprovadA a criação (...) de cerca de 40 mil vagas de professor..."

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  11. Cada um fala uma coisa ta vendo, o CEPE já soltou uma deliberação no site da rural que as aulas vão começar dia 24, e agora eles querem começar dia primeiro quem esta mentindo? este jogo sujo ja esta ficando manjado...

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  12. Alguém com bom censo me diga que dia realmente as aulas vão COMEÇAR QUE EU MORO NO MARANHÃO e tenho que comprar minha passagem pelo amor de deus...

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  13. Só Para ver se eu entendi, sou calouro, deveria entrar no segundo semestre, agora minhas aulas vao começar em janeiro apenas? perdi um periodo é isso mesmo?

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    1. Pois é!!!!! Estamos no mesmo barco!

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    2. É. Estou no mesmo barco também. Vamos ter 3 períodos em 1 ano. Vão jogar matérias em cima de matérias. Serão trabalhos e seminários tudo as pressas. E de férias ano que vem, teremos somente 15 dias entre cada período. Eu acho que a qualidade da educação do Brasil não irá melhorar desse jeito!!!

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  14. Sou aluno e segunda feira estarei firme e forte na sala de aula independente de mentiras ou indecisões pois nem isto eles podem nos dizer, nem isto eles tem capacidade para falar a verdade, agora e já sei quem são os covardes da rural, isto já é covardia com os alunos, SEGUNDA ESTAREI NAS AULAS, QUER VOCES QUEIRAM OU NÃO.

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  15. Isso é uma vegonha!!!
    Depois de 4 meses parados, só teremos aulas em janeiro?
    É um absurdo! Falta de respeito total com nós alunos!

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  16. Tá de sacanagem? Segundo período só em janeiro?

    Vergonhaaaaaaaaaaaa !!!!

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  17. Aprendam então.

    Tudo é política.

    OU VOCÊS PARTICIPAM

    (no caso de alunos, da política estudantil, DAs e DCEs, ou de modo alternativo - qual? não sei, crie o espaço de participação - eu, por exemplo, invadi este blog de grevistas para criticar a greve, tÊm que dominar, conquistar os espaços)

    OU FICARÃO SUJEITOS, SUBMETIDOS, ESCRAVOS, DAS DECISÕES DE QUEM PARTICIPA E SE ARROGA O DIREITO DE FALAR PELOS OUTROS.

    A democracia exige participação.
    Não esperem a luz dos dirigentes,dos professores, dos Donos do Poder (Faoro).

    [Não, tomem o poder, contestem o poder, gritem, reclamem.

    Mas não adianta gritar depois que a casa caiu. Têm de gritar antes, reclamar antes,

    PARTICIPAR, ATUAR.



    Quem não chora, não mama.

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  18. Cabe repetir.

    Afinal, quem decide, quem manda?

    O CEPE ou o CLG-ADUR?

    Vivemos uma DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA ou uma DITADURA SINDICAL ?

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  19. E então a reunião ja acabou?
    Aulas dia 24 ou 01/10???

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  20. Segundo 259ª Reunião Ordinária, realizada em 21 de setembro de 2012, resolve aprovar o reinício das aulas para os dias: 1/10 (Campus Nova Iguaçu e CampusTrês Rios) e 2/10 (Campus Seropédica)
    Nos termos da Deliberação nº 102/CEPE/2012.IV. Indicar o dia 07 de janeiro de 2013 para o início do 2º semestre de 2012.V.

    http://www.ufrrj.br/portal/modulo/reitoria/index.php?view=noticias&noticia=3246

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  21. UFRRJ volta às aulas no dia 1/10




    O Conselho de Ensino, Pesqusia e Extensão da UFRRJ , tendo em vista a decisão tomada em sua 259ª Reunião Ordinária, realizada em 21 de setembro de 2012, resolve aprovar o reinício das aulas para os dias: 1/10 (Campus Nova Iguaçu e CampusTrês Rios) e 2/10 (Campus Seropédica)

    VEJA. DELIBERAÇÃO Nº 146, DE 21 DE SETEMBRO DE 2012.




    UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
    CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
    SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

    DELIBERAÇÃO Nº 146, DE 21 DE SETEMBRO DE 2012.

    O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 259ª Reunião Extraordinária, realizada em 21 de setembro de 2012, considerando que um contingente significativo de estudantes reside em outros Estados da Federação e as deliberações das Assembleias dos docentes e dos estudantes,

    RESOLVE:

    I. Determinar a retomada do primeiro período letivo de 2012 no dia 1º de outubro para os campi Nova Iguaçu e Três Rios e no dia 02 de outubro para o campus Seropédica;

    II. Ratificar as diretrizes expressas na Deliberação do CEPE n 135, de 18 de setembro de 2012, como pressupostos para a reestruturação do calendário acadêmico do 1º período letivo de 2012, exceto o item 3, que dispõe sobre a revisão dos conteúdos, que passa a ter caráter obrigatório;

    III. Aprovar o calendário acadêmico do primeiro período letivo de 2012 conforme o anexo 1, nos termos da Deliberação nº 102/CEPE/2012.

    IV. Indicar o dia 07 de janeiro de 2013 para o início do 2º semestre de 2012.

    V. Criar a comissão para estudos sobre os calendários que irão vigorar a partir do 2º período letivo de 2012 a ser integrada pelo professor Leonardo de Gil Torres, representante da PROGRAD, pelos Conselheiros Paulo de Tarso Landgraf Botteon, Maria do Rosário da Silva Roxo, Miliane Moreira Soares de Souza, Rui de Goes Casqueira e Aroldo Luis de Carvalho, e pelo representante do Diretório Central dos Estudantes, Leandro Rocha dos Santos.

    RICARDO MOTTA MIRANDA
    Presidente

    Postado em: 21/09/2012 às 14:55

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  22. Do ponto de vista pedagógico a data de reinício não faz diferença, embora a obrigatoriedade da revisão do conteúdo não leva em conta:
    a) os professores que já aplicaram avaliação dos conteúdos a serem revistos;
    b)a autonomia do professor na condução do seu curso.

    Por outro lado, do ponto de vista político...

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  23. E os professores que deram aulas durante a greve (infelizmente foram poucos os que tiveram tanta coragem, eu não tive), como ficam diante da deliberação número 102, que obriga a todos cumprirem o novo calendário acadêmico? Ficam prejudicados, pois irão duplicar o trabalho.

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  24. Quem imaginava isto, eu planejava me formar no meio do ano, começar a trabalhar ganhar dinehiro para ajudar minha família, faço meu ultimo período só com duas matérias, foi um ano perdido, não sei o que eles ganharam com a greve, se houve ganhos, mas eu realmente perdi muito, várias opurtunidades de emprego, a chance de melhorar de vida, enfim espero que quem decida esta greve tenha tirado alguma lição importante dela é que eu peço a Deus, que pelo menos eles reflitam...

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  25. Dia 7 de Janeiro???????????????????????????????? Se é pra começar ano que vem, que comece em Fevereiro então. E admita que perderam um semestre. Vamos ter 3 periodos jogados nas nossas costas! Um absurdo!!!!!!!!

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