sexta-feira, 10 de agosto de 2012

VITÓRIA DO MOVIMENTO GREVISTA!

Quinta-feira, 08/8: Docentes, técnicos e estudantes da UFRRJ bloquearam o acesso ao prédio das Administração Central e exigiram retratação da Reitoria sobre nota do MEC e postura da ANDIFES.
No Ato "Veste a camisa, Magnífico!", os docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro exigiram da Reitoria a retirada imediata do documento do Sesu/MEC da página eletrônica da instituição, que deveria ser substituído pelas pautas de greve das três categorias. Durante o ato, foi impedido o acesso dos integrantes da Administração Superior ao prédio principal da UFRRJ, conhecido como P1. O Reitor em exercício e todos os demais Pró-reitores e acessores foram barrados pelo Comando Unificado de Greve, no período das 7h às 15h, quando a Reitoria finalmente retirou a nota do MEC e divulgou as notas dos Comandos Locais.

Sexta-feira, 09/8: PELO SEGUNDO DIA CONSECUTIVO, GREVISTAS FECHARAM A REITORIA DA UFRRJ
Ao longo de todo o dia de ontem, o prédio da Administração Central da UFRRJ foi fechado, desta vez pelos técnico-administrativos. Estudantes e docentes em greve também participaram das atividades.
Os técnicos aguardam uma reunião entre os representantes da Fasubra e o governo, prevista para o dia 13 de agosto. Eles reivindicam reajuste salarial; racionalização dos cargos; reposicionamento dos aposentados; mudança do Anexo IV (Incentivo a Qualificação); devolução do Vencimento Básico Complementar Absorvido (Mudança na Lei da Carreira - 11.091/05); isonomia salarial e de benefícios entre os Três Poderes.


APÓS ATO DOS GREVISTAS, REITORIA CONCLAMA GOVERNO À RETOMADA DE NEGOCIAÇÕES COM O ANDES-SN
Como resultado da pressão do movimento paredista na Universidade, a Reitoria da UFRRJ também divulgou uma nota na manhã do dia 9, reafirmando a legitimidade da greve dos professores e técnicos, salientando que os Conselhos Superiores também reconheceram, conforme deliberações do CONSU e do CEPE, a justeza da paralisação iniciada no dia 17/5. Pelo mesmo documento, o Reitor conclama que o governo estabeleça negociação com o ANDES-SN, o SINASEFE e a FASUBRA, reafirmando que “carreiras e salários dignos são essenciais para contemplar o necessário profissionalismo que as Ifes necessitam para desempenhar plenamente a sua função estratégica para o país”.

Leia a carta na íntegra:
Nota da Administração Superior da UFRRJ
A Administração Superior da UFRRJ vem a público reafirmar a legitimidade do movimento de greve dos servidores docentes e técnico-administrativos, já enfatizada pelos Conselhos Superiores em Deliberações aprovadas desde o início desse movimento.
Entendemos que as Instituições de Ensino Superior Públicas são os espaços privilegiados de produção de conhecimentos capazes de alavancar o desenvolvimento da Nação e que, para tal, é fundamental a dignificação das carreiras dos profissionais que nelas atuam, com salários compatíveis com a sua responsabilidade e condições de trabalho que viabilizem o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão de qualidade e socialmente referenciadas.
Vimos conclamar o Ministério da Educação e de Planejamento, Orçamento e Gestão para que, com a necessária visão de defesa do patrimônio representado pela Universidade Pública Brasileira e pelos Institutos Federais, retome as negociações com o ANDES-SN, a FASUBRA e o SINASEFE, em prol dos milhares de jovens brasileiros que necessitam receber ensino de qualidade, em condições dignas e em um ambiente em que os profissionais que nele atuam sejam tratados com o respeito à função estratégica que desempenham para o real crescimento econômico, cultural, científico e tecnológico do Brasil.
Neste sentido, carreiras e salários dignos são essenciais para contemplar o necessário profissionalismo que as Ifes necessitam para desempenhar plenamente a sua função estratégica para o país.
UFRRJ, 9 de Agosto de 2012

3 comentários:

  1. ta, agora vao reabrir o P1? eu preciso receber minha bolsa....

    ResponderExcluir
  2. Vitória da truculência, da ameaça, do sequestro, do terrorismo, da violência, enfim, do facismo.

    ResponderExcluir
  3. ah! sai dai seus filhinhos de papai!
    esses mulambos daí de cima, vcs nunca foram a luta nao sabem o que é suor! o que sao valores morais e cívicos!
    desconhecem o que é carater!
    precisam conhecer a verdadeira face do terror para aprenderem a dar valor as causas alheias!
    falta a vcs nascerem de novo. (como homens!)

    ResponderExcluir